13 de agosto de 2009

Circo participa do I Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar



O Circo Laheto vai marcar presença nesse Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar, que acontece dias 13, 14 e 15 de agosto em Brasília (DF) no Hotel Nacional. A pedagoga Seluta Rodrigues representará o Circo Laheto no encontro, aonde acontecerão palestras, rodas de debates, discussões, apresentações artísticas e brincadeiras, afinal de contas um dos principais temas desse encontro é a ludicidade.

O Encontro

O Ministério da Cultura, através das Secretarias de Articulação Institucional (SAI), de Cidadania Cultural (SCC) e da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), promove no período de 13 a 15 de agosto, em Brasília, o I Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar.
O objetivo do encontro é promover discussão sobre uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância; por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança, segundo estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente; propiciar a sensibilização e formação dos profissionais das instituições selecionadas, ampliando os saberes e fazeres artísticos que valorizam a cultura lúdica local e a cultura da infância no Brasil.
A ação propiciará o aprofundamento das relações transversais existentes entre as diferentes iniciativas da cultura e da infância desenvolvidas pelo Ministério da Cultura que encontram-se presentes nas atuações da SCC, através do Programa Cultura Viva, e da SID, por meio do Programa Diversidade e Identidade: Brasil Plural.
Como parte da Agenda Social do governo Lula, o Programa Mais Cultura entende os Pontinhos de Cultura / Espaço de Brincar como locais privilegiados para a promoção do direito de brincar e para o fortalecimento das iniciativas culturais voltadas à infância e à adolescência, por meio de atividades lúdicas.
O evento contemplará a formação dos Ludoeducadores premiados no Edital Pontinhos de Cultura, a implantação da rede desses Pontinhos e a continuidade da primeira oficina Brincando na Diversidade – Cultura na Infância, realizada pela SID em outubro de 2008 em parceria com a Rede Cultura Infância, Fundação Orsa e SESC-SP. Nesta ocasião reunirão as 215 iniciativas premiadas em edital nacional lançado em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário