Projetos

Formação de arte educadores

Este projeto pretende ser um referencial norteador das dimensões  “artísticas” pedagógicas a serem contempladas na prática dos profissionais “arte-educadores e educadoras” que corporificam este espaço – Circo Laheto, assim como estabelecer programas de formação continuada, orientando equipes de educadores para o desenvolvimento de uma prática educativa transformadora do ambiente leitor e do espectador, onde o lúdico e o prazer sejam os eixos condutores.



Arte Digital

PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS 2009

O objetivo do projeto é realizar no ponto de cultura Circo Laheto, uma residência estética, para desenvolver atividades audiovisuais utilizando métodos teóricos e práticos, além da aplicação do uso Softwares Livres, resultando na produção de um vídeo-documentárioque mostre a realidade local da comunidade do Bairro Jardim Goiás, a atuação do Circo Laheto e o jovem enquanto membro da comunidade e aluno do Circo Laheto.

DANIEL CARVALHO ALEXANDRE MOREIRA

Arte, Circo e Cidadania

Projeto Arte, Circo e Cidadania uns dos vencedores Regionais do Prêmio Itaú-Unicef 2005 e 2007 - consiste em oferecer crianças e jovens de 07 a 18 anos, matriculadas e freqüentando escolas da rede pública, atividades da arte circense (pernas-de-pau, malabares, monociclo, diabolô, diablete, palhaço, tecido acrobático e trapézio), bem como dança afro, capoeira, teatro e brincadeiras do folclore brasileiro.Em sua trajetória a escola de Circo Já atingiu, diretamente, cerca de 1.800 crianças e adolescentes e indiretamente, outras 12 mil, além de ministrar oficinas da arte circense e da arte de brincar para diversos professores e professoras assim como cerca de 30 mil pessoas da comunidade regional. Hoje, mais de 50 jovens que foram educandos neste projeto se tornaram artistas (profissionais e iniciantes) e sobrevivem da arte-circense.Essa realidade nos mostra que o projeto além de atingir o seu objetivo de educar através da arte, proporcionar o exercício da cidadania e da convivência comunitária, também, promove ações integradas e complementares de desenvolvimento cultural, educacional, psicosocial e econômico de crianças e adolescentes, proporcionando assim a essas crianças e adolescentes oportunidades reais de inclusão social através da arte.

Biblioteca Baú da Imaginação

financiado pelo ONG Espanhola Manos Unidos consiste na implantação de um programa de incentivo à leitura com inauguração de uma biblioteca com títulos infantil e infanto-juvenil assim como livros didáticos. Com funcionamento de segunda à sexta, aberto a comunidade.







Ponto de Cultura Arte Circo e Cidadania a Serviço da Comunicação

Contemplado no edital do MINC este projeto objetiva resgatar e difundir a cultura popular e criar uma rede de comunicação comunitária capaz produzir e descentralizar as informações e o conhecimento.






Projeto Garoto VIVO

Criado em 2006 pelo Instituto Via de Acesso para atender uma solicitação da Vivo para atender um público específico. A partir de 2007, o projeto passou a atender jovens de qualquer bairro da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo. O Projeto Garoto Vivo já atendeu mais de 600 jovens, das cidades de São Paulo e Viamão. Pelo sucesso obtido pelo Projeto executado pelo Via de Acesso a Vivo decidiu no primeiro semestre de 2010 ampliar o projeto para Belo Horizonte e Goiânia. O objetivo é apresentar ferramentas, instrumentos e principalmente comportamentos adequados e relevantes para que o jovem seja inserido e permaneça no mercado de trabalho, através do Programa Aprendiz, estágio ou até mesmo CLT.. São ferramentas a serem utilizados para facilitar o seu   ingresso ao mercado de trabalho e para a vida. O curso será realizado para jovens de ambos os sexos de 14 a 17anos e terá a duração de 6 meses com 2 encontros semanais com 3 horas cada um.

Oficinas de Matemática

fruto de um convênio com a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás que visa oferecer campo de estágio para os alunos de graduação e promover uma integração entre a Universidade e a Sociedade Civil organizada o projeto tem como objetivo oferecer aos alunos da Escola de circo aulas e oficinas que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico através de jogos e brincadeiras envolvendo a matemática.