Portifólio

   O Grupo Laheto surge em 1980 a partir de um trabalho sociocultural realizado com índios e posseiros da região do Baixo Araguaia-MT. O grupo se articulava montando peças teatrais que contavam as experiências vividas do povo daquela região, fato que originou o Projeto Araguaia Pão & Circo cujo objetivo era identificar e fomentar a arte popular através da capacitação de agentes e núcleos culturais.
     Em 1994, um dos artistas do Circo Laheto, o Palhaço Maneco Maracá, personagem de Valdemir de Souza, transferiu-se para Goiânia e conjuntamente com a sua companheira Seluta Rodrigues fundaram o Grupo de Teatro Laheto, com o objetivo inicial de fazer estudos, pesquisas, montagens, apresentação de espetáculos teatrais e circenses na capital e cidades do interior do Estado de Goiás.
    A partir de 1996, o Grupo focalizou seus interesses em estudos, pesquisas e trabalhos nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes advindas de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e investiu na formação e capacitação de artistas circenses e educadores com o objetivo de formar profissionais habilitados em consolidar e multiplicar a proposta educacional do grupo - que era proporcionar uma educação integrada por meio da arte circense. Nasceu aí o projeto Arte, Circo e Cidadania, que permaneceu durante quatro anos no Bairro Dom Fernando.
    No início de 2000, o Grupo transferiu as suas atividades para o Parque da Criança e inaugurou a Escola de Circo, hoje com o nome de ESCOLA DE CIRCO LAHETO. Desde então, as atividades foram focadas no atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua e de risco desta região. Esta área objeto de intervenção do projeto é o Jardim Goiás localizada na região sudoeste de Goiânia.
   Hoje, a Escola de Circo Laheto é referencia nacional, que participa da rede mundial de circo, e reconhecida como uma instituição educacional capaz de proporcionar uma aprendizagem integrada para o desenvolvimento cultural, cognitivo, emocional, psicosocial e profissional das crianças/ adolescentes. Fato que a certifica como um instrumento sócio-educativo capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais equânime e solidária.
   Para alcançar os seus objetivos, o Circo Laheto vem formulando e executando projetos e atividades coletivas focadas no fortalecimento institucional das organizações envolvidas nas políticas de atendimento ás crianças/adolescentes, como os conselhos tutelares, as escolas públicas, outros pontos de cultura, com organismos e organizações públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais que. Para isso investe em cursos, seminários e oficinas de qualificação de arte-educadores com o objetivo de difundir e fortalecer a metodologia adotada no projeto, bem como, estreitar laços e trocar experiências.
    Esta iniciativa esta proporcionando a criação de uma rede institucional forte e capaz de pensar e formular ações concretas que garantam a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (pactuem os seus pressupostos de respeitem a cultura da infância e seu direito ao brincar), bem como, garantindo uma intervenção organizada nos fóruns que estabelecem e executam as políticas públicas desta parcela da sociedade. O Circo Lahetô conta com o apoio de organizações e iniciativas como Petrobrás Cultural, MINC e SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, SME – Secretaria Municipal de Educação, Manos Unidas, (convênios); Estado de Goiás; Fundação Pró-Cerrado, UFG, Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (parcerias pontuais); além de Associações de Bairros, lideranças comunitárias e Escolas Parceiras.

Texto : www.circolaheto.org