12 de novembro de 2009

Troféu Goiania em Cena 2009



A Comissão Organizadora do Goiânia em Cena 2009 – Festival Internacional de Artes Cênicas comunica que o Circo Lahetô, com o espetáculo História de Goiás no Picadeiro, direção de Maneco Maracá, foi o escolhido, pela Comissão Julgadora, para receber o Prêmio Goiânia em Cena 2009 destinado a colaborar na circulação de um espetáculo goianiense por outros estados.
É o seguinte o parecer emitido pela Comissão competente:

Por fim, chegou-se à decisão final de premiar o espetáculo “Histórias de Goiás no Picadeiro”, mediante a completude do estudo e a finalização de suas formas. Este espetáculo apresenta coerência entre sua proposta e suas conquistas. O alto nível técnico propicia um espetáculo virtuoso com quadros bem estruturados. A construção da narrativa, composta por um enredo episódico, atende - de modo compatível- à linguagem circense. Além disso, o espetáculo se apóia numa superposição de linguagens, sem perder a essência artística, mesmo resvalando, ainda, em alguns clichês e dotado de certo didatismo. Atento às tendências atuais da relação entre o circo e o teatro, o espetáculo impõe a sua identidade. Justamente esta identidade, ressaltada diante dos desafios de se fazer arte em dias atuais, legitima o merecimento deste prêmio.
A comissão ressalta a satisfação em participar da mostra, acreditando que as informações acima são as mais pertinentes diante da função que coube a ela desempenhar: apreciar o momento atual de cada grupo e escolher aquele que, neste instante, apresenta um conjunto de qualidades condizentes com os objetivos do festival, da mostra local e das premissas colocadas nos editais. Além disso, busca-se aqui fazer desta intervenção uma oportunidade para ampliação do conhecimento e da investigação artística, num exercício de aprendizado mútuo.




A Comissão Julgadora foi constituída pelos Professores Aguinaldo Moreira de Souza (UEL) especialista em Artes pela UNICAMP com Mestrado e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada, pela UNESP, professor do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, nas disciplinas Teoria e Método de Pesquisa em Artes, Interpretação Teatral, Expressão Corporal, e Montagem Cênica

Newton Armani de Souza (UFG), Diretor de Teatro, Professor de Montagem do Espetáculo e Pedagogia do Teatro na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG; é autor do livro A roda, a engrenagem e a moeda: espaço cênico e vanguarda no teatro de Victor Garcia no Brasil.

Urânia Maia (UFG), atriz, diretora e professora de teatro; graduada em Licenciatura em Teatro pela UFBA (1998), com Mestrado em Artes Cênicas e Doutorado em Educação também pela UFBA; é Professora Adjunto I da EMAC/UFG e Coordenadora do Curso de Artes Cênicas EAD/UAB da UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário