29 de março de 2011

Manifestação de rua no dia 1º de abril

Sexta feira (01.04) é o dia de botar o bloco na rua e participar da manifestação que será realizada pelos fazedores de cultura da nossa cidade e estado, CONTRA o corte de 50% nos recursos da Lei Goyazes e em prol de Políticas Públicas para o setor cultural com recursos suficientes. PARTICIPE !

A concentração será na praça do trabalhador (próximo ao Araguaia Shopping) às 14 horas para saída do cortejo às 15 horas em direção ao Palácio Pedro Ludovico (praça cívica)


SERVIÇO:

MANIFESTAÇÃO PRÓ CULTURA

DIA 1 DE ABRIL ÀS 14 HORAS

PRAÇA DO TRABALHADOR
CORTEJO ÀS 15 ATÉ PÇA CÍVICA



O que é?
É uma atividade que marca o início de várias ações dos Trabalhadores da Cultura de Goiás;

Quem devemos mobilizar?
Todos os trabalhadores da cultura e sociedade em geral. Devemos conversar com grupos organizados tais como Escolas de samba, Cultura Popular, Grupos de Teatro e Musicais, Associações e sindicatos representativas das várias categorias, Escolas e Universidades;

Quando e que Horas?
Será na sexta-feira dia 1 de abril com concentração na Praça do Trabalhador a partir das 14 horas. Início do cortejo às 15 horas.

O que vamos fazer?
Um cortejo da Praça do Trabalhador até a Pça Cívica; Saimos da Pça do Trabalhador as 15 horas subindo a Av. Goiás, chegamos à Pça Cívica, entramos pelo anel interno da pça e damos a volta na pça até para em frente ao Centro Administrativo;

Quais as ações no cortejo?
Durante o cortejo será usado um microfone sem fio para irmos informando às pessoas que transitam pela avenida sobre o nosso movimento e o que estamos fazendo e porque estamos fazendo. Pessoas com nosso material impresso deve ir distribuindo durante todo o cortejo. No trajeto a palavra será franqueada a todos que queiram falar como indivíduos dentro do do foco do movimento.

Quais as ações no Centro Administrativo?
Nesse momento teremos falas focada no objetivo final de nossa ação que é garantir Políticas Públicas para a Cultura e a palavra será dada às entidades representativas das várias categorias. tipo FETEG, ASCOM, AGCV, ABD, ASMAG, Pontos de Cultura e etc. Não é descartada a palavra individual nesse momento, mas ela precisará ser bastante representativa;

Até que Horas?
A idéia é que inicie a dispersão a partir das 18 horas.

texto: identidadenuescuro.blogspot.com

24 de março de 2011

CIRCENSES DEFENDEM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO EM GOIÁS

Em comemoração ao Dia do Circo, a comunidade circense de Goiânia realiza um manifesto por melhores condições de trabalho nas cidades do Estado. O ato público que vai reunir palhaços, malabaristas, pernas de pau, equilibristas, mulher barbada, está marcado para esta sexta-feira (25/03), às 10 horas, na Praça Universitária, de onde o grupo segue para Quirinópolis, o único município goiano que possui uma praça tecnicamente adaptada para receber o Circo.

A manifestação de amanhã coincide com a campanha nacional da Associação de Famílias e Artistas Circenses (ASFACI): Receba o circo em sua cidade de braços abertos. “Além da falta de terrenos para armar as lonas, são muito altas as taxas cobradas pela permanência temporária do circo em logradouro público”, comenta Maneco Maracá, presidente da ASFACI. Para ele, a falta de incentivo à prática da arte circense se manifesta também na ausência de editais próprios para esta manifestação artística que se declara a “mais antiga do mundo”.

De acordo com informações da ASFACI, é significativo o crescimento de grupos que vivem de atividade circense em Goiás, estimulado por projetos que vêm fortalecendo a organização da classe como o Festival Palhaçada, Festival de Circo da Nossa América, Festival Nacional de Escolas de Circo, Projeto Asas de Picadeiro, entre outros. “Queremos condições mais dignas de trabalho, precisamos de uma política pública que atenda às necessidades específicas do Circo”, defende Maracá.

Cerca de 30 famílias do circo tradicional vivem hoje em Goiânia. No Jardim Nova Esperança existe a Rua dos Artistas, onde há grande concentração de circenses residindo. Em geral, essas famílias que sobrevivem da atividade circense estão divididas em três grupos: circo itinerante, circo social e circo de rua.

Quirinópolis

Após a manifestação na Praça Universitária, os artistas seguem em caravana para Quirinópolis, onde farão uma homenagem ao prefeito Gilmar Alves. Segundo Maneco Maracá, o ato simbólico busca estimular os outros municípios goianos a se adequarem para hospedar o circuito itinerante dos circos em espaços próprios para a atividade, com instalações de luz, água e banheiro. “Nesse sentido, Quirinópolis é a única cidade goiana que dá exemplo para o Estado e para o Brasil”, diz.

Grupos manifestantes:

Circo Laheto | Circo Oriental | Circo Roca | Circo Hong Kong | Circo Romanique | Circo Paulistanos | Trupe Pés Nus | Trupe Trip Trapo | Cia Bokemboka (Anápolis) | Companhia Itinerante de Teatro e Circo Tem Sim Sinhô! (Anápolis) | Palhaço Aleluia (Carroça de Mamulengos - CE) | Clube da Folia |Sapequinha Trupe Show |Trupe Remelexo |Palhaço Macarrão e muitos outros artistas e famílias circences que residem no Estado.

Instituições apoiadoras:

AGEPEL

ASFACI

Casa da Cultura Digital

Festival Palhaçada

Prefeitura de Quirinópolis

Contato: Maneco Maracá (9633-0551) e Júlio Rodrigues (9195-3925)

Por: Murilo Garcez

22 de março de 2011

Ensaio Aberto no Circo Laheto


Respeitáveis pessoas que gostam de circo, estripulia e cidadania, em conformidade com o previsto no Projeto Político-Pedagógico do Circo Laheto,para o ano de 2011, nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 9h e às 14h30m, apresentaremos uma mostra de vários números circenses, resultado das aulas desenvolvidas neste espaço, com crianças/adolescentes de 07 a 16 anos, de escolas públicas desta região, freqüentadoras dos cursos permanentes realizados durante o ano no Circo Laheto.

A experiência de um ensaio aberto mensal propicia a equipe assim como o grupo de estudantes um olhar mais apurado em relação aos processos de aprendizagem de cada grupo de criança/adolescentes, uma vez que as responsabilidades são

divididas por graus de complexidades das tarefas visando à colaboração entre as turmas. Grupos de adolescentes têm entre suas responsabilidades a de apresentar números mais elaborados, com organização nos bastidores e auxiliar as crianças menores e estas, por sua vez, se responsabilizam por tarefas mais simples como apresentar números em fase inicial e receber o público entre outras.

Neste sentido, a vivência e a reflexão acerca da proposta caminham em sentido único.

Deste modo, acredita-se que a possibilidade de

Acompanhamento do desenvolvimento artístico e educacional permanente, permite que a equipe do Circo Laheto e comunidade envolvida no projeto realizem reflexões teóricopráticas a partir de leituras mais específicas do campo da aprendizagem, podendo planejar, acompanhar o desenvolvimento e avaliar tanto as produções de cada grupo quanto o conjunto das atividades desenvolvidas.

Seguimos sorrindo, pois a vida é cheia de cores e sabores.

Atividade: Ensaio Aberto (espetáculo de variedade circense)

Elenco: Crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos.

Local: Circo Laheto

Horário: às 9h e às 14h30min.

Entrada: 01 Quilo de alimento

16 de março de 2011

Teatro Imaginário Maracangalha

Estão circulando no Centro-Oeste,pelo Prêmio FUNARTE Artes Cênicas nas Ruas.
Apresentações :

Goiânia

17/03- Pça. Bandeirante - Av. Goiás com Av. Anhangurea- 12 horas

17/03-Praça Universitária - 17 horas

Comemoração da Semana do Circo



Artista

Em comemoração ao DIA DO CIRCO, haverá uma carreata, na sexta-feira dia 25/03, rumo à Quirinópolis (Praça do Circo), onde teremos uma grande festa com espetáculos juntando todo mundo (tradicionais, artistas de rua, circo escola e muito mais). A grande concentração será na praça universitária, de onde sairemos juntos.

Para dar início as atividades convidamos todos para partcipar do evento que acontecerá segunda-feira(14/03) na praça BOAVENTURA no setor vila nova em goiânia.

Na terça-feira, haverá o encontro semanal da pça JOSÉ XIMENES e esperamos todos vocês.


dia: 21/03/2011

Local: Pça Boa Ventura
horário: 20h
contatos: Bulacha 62 8545-31-43

ENTRADA FRANCA

dia: 22/03/2011
local: pça José Ximeses (atrás da Fábrica Cultura Coletiva - rua 3, n°546, Centro - no BECO)

horário: 19h

contatos: Bulacha 62 8545-31-43

ENTRADA FRANCA

dia: 25/03/2011
local: concentração pça Universitária sentido a Quirinópolis (Praça do Circo)

horário: a confirmar

contatos: Bulacha 62 8545-31-43

ENTRADA FRANCA

Aulas Para Iniciantes nas Artes Circenses


Circo Laheto informa que estão abertas as inscrições para aulas nas seguintes Modalidades Circenses:

#Manipulação #Aéreos #Equilíbrio


Malabares Tecido Acrobático Perna-de-Pau

Diabolô Lira Trapézio

(Aulas Para Inciantes nas Artes Circenses)

Dias:Terças, Qurtas, Quintas e Sextas-Feiras.

Horário:Das 19h às 21h


Local: Lonas da Escola de Circo Laheto. (Ótima estrutura e Material para as aulas)


Contato:


(62) 8521-0333 ou (62) 8219-3975


lucaslaheto@gmail.com ou thi_phafias@hotmail.com


(Venha Fazer uma aula experimental Grátis)

MALABARIANDO